Energia Solar – Negócios Sustentáveis

Na semana passada estive em Changzhou, cidade que pertence à província de Jiangsu, e que fica a oeste de Xangai – como pode ser visto no mapa abaixo –, para visitar uma fábrica de produtos de energia solar. O cliente que acompanhava, um irlandês visionário, Paul Mcloughlin, planeja comercializar um sistema de aquecimento a base de energia solar, elaborado especialmente para casas.

Ele ficou interessadíssimo por essa alternativa de gerador de energia, quando lhe falei pela primeira vez, visto que mora próximo ao mar, em Dublin, na Irlanda. Portanto, poderia usar um sistema híbrido que funcionasse tanto a base da captação da radiação solar, durante o verão, como a base de energia eólica, durante o inverno. Segundo ele, embora seja um projeto dispendioso, a longo prazo passaria a ser mais econômico que o atual sistema a base de carvão e petróleo.

Jiangsu Province

Cidade de Changzhou, na província de Jiangsu,
e que fica há 50 minutos de Xangai, no trem veloz

A China utiliza essa tecnologia há anos, embora seja ironicamente o maior emissor de gases poluentes do planeta. Mesmo não sendo agraciada pelo sol, na mesma intensidade que somos no Brasil, é muito comum ver casas e pequenos edifícios com painéis instalados no telhado, ao se viajar de trem pelo interior do país. A Suntech Power Holdings, maior fabricante chinesa de paineis, sediada em Wuxi, também localizada na província de Jiangsu, planeja montar uma fábrica nos Estados Unidos, com um investimento de 30 milhões de dólares, visando a atender a crescente demanda por produtos alternativos que diminuam a degradação do meio ambiente.

DSC08287
Luminárias com plaquetas que captam energia solar

DSC08289Luminária para jardim

DSC08293Painel solar para jardim e poste eólico,
muito utilizados em praias

DSC08291Modelos de postes com paineis solares e eólicos

DSC08294Do lado esquerdo, no topo, instalação de poste com painel solar

DSC08295Kevin, eu e Marco Zhang

Sugestão de leitura:
Energia alternativa para baixa renda

Avanço chinês na energia solar solapa posição dos EUA

350.org quer intalar painéis solares no Palácio do Planalto

Uma resposta em “Energia Solar – Negócios Sustentáveis

  1. Moro num lugar a beira-mar também e já pensei em adquirir um sistema híbrido de energia solar fotovoltaica, termosolar e energia eólica. Aqui, no Sul do Rio de Janeiro, mesmo no inverno ainda existem dias onde há muita incidencia de raios solares, o que me parece ser muito bom em termos de energia solar. Porém, aqui também é um lugar que venta muito, pois é beira-mar, e um sistema de energia eólico funcionaria muito bem. Como eu sempre fui fã da energia renovável, estou muito empolgado com todo esse investimento em energia solar dos últimos tempos. Até porque nosso futuro dependende disso. Não é em todos os lugares do mundo que possui ventos forte, mas praticamente nenhum é isento de luz do sol (além daquela região onde só se vê o sol 3 meses por ano). E, por adquirir um sistema de energia renovável, estaremos ainda ajudando o meio ambiente, por contribuir menos com a liberação de toneladas de emissão de carbono proveniente da geração de energia. Que jeito há de mais prático, seguro e limpo de ajudar a Terra se não com a utilização da energia solar residencial? Torço para ver um futuro mais brilhante para essa tecnologia e maior aplicação em todo o mundo! Obrigado, essa foi uma excelente leitura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s