Wi-Fi de Bolso

Conectado o tempo todo

Viajar e manter-se conectado, não importa se se trata de uma viagem de negócios ou turística, nos permite compartilhar em tempo real os eventos dos quais estamos participando e disfrutando.


Em vários aeroportos pelo mundo, podemos encontrar quiosques e lojas que alugam aparelhos de Wi-Fi de bolso. O aeroporto de Pudong e o de Hongqiao, em Xangai, possuem esse tipo de serviço. Se você viaja com frequência, recomendo adquirir um aparelho desses.

Sempre que recebo clientes, que vem à China em viagens de negócios, costumo ter um à disposição deles. Muitas vezes, a conexão desses aparelhos é melhor do que a do próprio hotel em que se hospedam. Lembro-me, certa vez, de estar na estrada, em algum lugar da cidade de Yantai, na província de Shandong, no norte do país – meu chip de internet era de Xangai -, e ambas as pessoas que assessorava conseguirem ligar via Skype, sem enfrentarem problema algum de conexão. Para exemplificar ainda mais a potência do wifi de bolso, enquanto eles se comunicavam com o outro lado do mundo, eu finalizava a compra de três passagens de avião, utilizando a mesma rede.

Planos

Em Xangai, há três ou quatro operadoras telefônicas, porém as duas mais fortes e com melhores serviços são a China Mobile e a China Unicom. Sou assinante da primeira há anos. Confesso que ela demorou um pouco para modernizar o serviço 4G. Porém para os aparelhos de Wi-Fi, recomendo comprar um sim-card da segunda. Na China, há chips somente para navegação. Os valores e duração do pacote variam entre 300 RMBs (45USD/3 meses), 600 RMBs (95USD/6 meses) e 1000 RMBs (150USD/1 ano). No meu caso, o pacote de três meses dura apenas 15 dias, pois sempre estou na estrada e conectado o tempo todo. Se você usar modicamente (com economia), poderá navegar até expirar o chip. No ano passado, atendi a dois clientes que conseguiam terminar com os créditos em apenas dois dias. A culpa era da transferência de vídeos e fotos via WhatsApp. O ritmo era frenético pelo visto.

Huawei

Na sua próxima viagem à China, caso passe por Pequim, Xangai, Guangzhou, Shenzhen ou Hong Kong, procure um shopping de eletrônicos e saia munido com um aparelhinho de internet. A marca que tem me acompanhado por todos esses anos é a Huawei. Abaixo, seguem fotos de dois modelos:


Como pode ser visto na seguinte foto, o aparelho dispõe de um nome de rede e senha especiais, que vêm colados na tampinha do dispositivo. Você pode configurá-los (o nome da rede e senha) ao conectar a um computador. Customizo a minha rede com o nome de A Lira do Mercador Chinês. Você pode fazer o mesmo, colocando o nome de sua empresa. Desta maneira, pode-se divulgar a própria marcar e impressionar seus fornecedores e clientes.


Em Xangai, você pode comprar o seu no Shopping da Bola: 美罗城徐家汇 (MetroCity da Xujiahui), linha 1, saída 10 do metrô Xujiahui, escadas do lado esquerdo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s