Conectado o tempo todo
Viajar e manter-se conectado, não importa se se trata de uma viagem de negócios ou turística, nos permite compartilhar em tempo real os eventos dos quais estamos participando e disfrutando.
Em vários aeroportos pelo mundo, podemos encontrar quiosques e lojas que alugam aparelhos de Wi-Fi de bolso. O aeroporto de Pudong e o de Hongqiao, em Xangai, possuem esse tipo de serviço. Se você viaja com frequência, recomendo adquirir um aparelho desses.
Sempre que recebo clientes, que vem à China em viagens de negócios, costumo ter um à disposição deles. Muitas vezes, a conexão desses aparelhos é melhor do que a do próprio hotel em que se hospedam. Lembro-me, certa vez, de estar na estrada, em algum lugar da cidade de Yantai, na província de Shandong, no norte do país – meu chip de internet era de Xangai -, e ambas as pessoas que assessorava conseguirem ligar via Skype, sem enfrentarem problema algum de conexão. Para exemplificar ainda mais a potência do wifi de bolso, enquanto eles se comunicavam com o outro lado do mundo, eu finalizava a compra de três passagens de avião, utilizando a mesma rede.
Planos
Em Xangai, há três ou quatro operadoras telefônicas, porém as duas mais fortes e com melhores serviços são a China Mobile e a China Unicom. Sou assinante da primeira há anos. Confesso que ela demorou um pouco para modernizar o serviço 4G. Porém para os aparelhos de Wi-Fi, recomendo comprar um sim-card da segunda. Na China, há chips somente para navegação. Os valores e duração do pacote variam entre 300 RMBs (45USD/3 meses), 600 RMBs (95USD/6 meses) e 1000 RMBs (150USD/1 ano). No meu caso, o pacote de três meses dura apenas 15 dias, pois sempre estou na estrada e conectado o tempo todo. Se você usar modicamente (com economia), poderá navegar até expirar o chip. No ano passado, atendi a dois clientes que conseguiam terminar com os créditos em apenas dois dias. A culpa era da transferência de vídeos e fotos via WhatsApp. O ritmo era frenético pelo visto.
Huawei
Na sua próxima viagem à China, caso passe por Pequim, Xangai, Guangzhou, Shenzhen ou Hong Kong, procure um shopping de eletrônicos e saia munido com um aparelhinho de internet. A marca que tem me acompanhado por todos esses anos é a Huawei. Abaixo, seguem fotos de dois modelos:
Como pode ser visto na seguinte foto, o aparelho dispõe de um nome de rede e senha especiais, que vêm colados na tampinha do dispositivo. Você pode configurá-los (o nome da rede e senha) ao conectar a um computador. Customizo a minha rede com o nome de A Lira do Mercador Chinês. Você pode fazer o mesmo, colocando o nome de sua empresa. Desta maneira, pode-se divulgar a própria marcar e impressionar seus fornecedores e clientes.
Em Xangai, você pode comprar o seu no Shopping da Bola: 美罗城徐家汇 (MetroCity da Xujiahui), linha 1, saída 10 do metrô Xujiahui, escadas do lado esquerdo.